Foto:Eduardo Ramos (arquivo Diário)
O prazo final para iniciativas do segmento esportivo de Santa Maria se cadastrarem no Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp) é nesta quarta-feira (4). Após a aprovação na primeira etapa, as entidades deverão enviar seus projetos entre os dias 7 e 22 de outubro. O resultado dos selecionados deve ser divulgado até o dia 20 de novembro.
Com o edital lançado no último mês pela Secretaria de Esporte e Lazer, o programa tem como objetivo estimular e promover o desenvolvimento de associações, organizações, ligas e clubes, além de atletas que estejam ligados a entidades esportivas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta edição, o Proesp terá aporte de R$ 2 milhões, sendo a segunda maior lei de incentivo ao esporte do Rio Grande do Sul. Para ser atendido, a instituição deve ser sem fins lucrativos, estar representada no município e possuir Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ). Também é necessário ter sido fundada há pelo menos um ano e comprovar atividade esportiva, seja de cunho social, recreacionista, educacional ou de rendimento.
– O Proesp hoje é uma das principais políticas públicas de esporte e lazer aqui na cidade, e é uma referência no Estado. Muitos municípios despertaram interesse no programa para replicá-lo em outros lugares. O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano, mas precisamos de investimento. E o mais bacana do Proesp é que as entidades nos dizem onde devem ser feitos esses investimentos por meio do edital – afirma Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer.
Há mais de 10 anos, um dos projetos contemplados pelo Proesp é a equipe de judô, Kageyama. As ações do grupo vão desde projetos de inclusão social através do esporte, até equipes de alto rendimento.
– O Proesp tem permitido a equipe Kageyama participar de eventos. Conseguimos transporte, fardamento completo e tatame através da política. Nos permite dar condições dignas para crianças e jovens que são de projetos sociais. O Proesp torna possível e viável que cada atleta que pratique o judô sonhe com um futuro desportivo melhor – ressalta Christian Bertoia, presidente e responsável técnico da equipe.
A verba destinada pela política garante também outras despesas, como a ajuda de custo dos professores que ministram as aulas e a participação em torneios.
– Essa é a forma de manutenção do nosso projeto hoje. Precisamos de professores competentes, cadastrados na Federação Gaúcha de Judô (FGJ) e com respaldo técnico. Vamos concorrer nesta edição do Proesp, até pelo nosso projeto estar em grande evidência no cenário judoísta do Rio Grande do Sul – afirma Bertoia
Em 2023, a Kageyama ficou em quarto lugar no Campeonato Estadual. A competição reuniu mais de 40 equipes. Para Bertoia, um dos grandes motivos para o sucesso em competições é o Proesp, que serve como ferramenta para os atletas se desenvolverem e progredirem no esporte.
Quem também é contemplado pela política de incentivo ao esporte, é o projeto Golfe nas Escolas, do Santa Maria Golfe Clube (SMGC), que busca promover a cidadania de estudantes por meio da prática do golfe.
– O Proesp foi um marco divisório nas aspirações do projeto. Nos deu o apoio para suprir as necessidades das crianças. Sem os aportes que o Proesp nos faz, não teríamos condições de participar das competições que estamos disputando – explica o diretor do projeto, Fábio Prates.
No último final de semana, a equipe participou da etapa de Santa Cruz do Sul do Ranking Gaúcho de golfe. O atleta Eduardo Oliveira se sagrou campeão do torneio. Eduardo frequenta o Golfe na Escola e foi até a região do Vale do Rio Pardo acompanhado de professores e outros jogadores para a disputa da competição.
- Atleta da Asena conquista cinco medalhas no Sul-Americano de Canoagem
- Ex-goleiro do Botafogo que mora em Santa Maria é homenageado
- Reunião do Conselho trata de finanças, melhorias no estádio e planejamento para 2024
Novo Proesp
Em julho, a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou o projeto de lei que instituiu a atualização do programa. Além do novo aporte financeiro, que passou a ser de R$ 2 milhões, o novo Proesp passa a ter uma Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) de modo a garantir mais transparência e segurança no processo de avaliação de projetos.
Outra mudança na nova lei, é a diminuição de dois para um ano o período de carência da criação do CNPJ, para facilitar a adesão de novas entidades; e a exigência de que um profissional de Educação Física, com registro profissional na categoria, seja elencado como responsável pelo projeto inscrito.
– A modernização da lei vem ao encontro das necessidades atuais das entidades esportivas de Santa Maria. Após conversar com as entidades e órgãos envolvidos com o Proesp, fizemos um diagnóstico do que precisava ser atualizado – destaca Gilvan Ribeiro.
O Proesp é conduzido por intermédio da atuação da Secretaria de Município de Esportes e Lazer, do Conselho Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria de Finanças.
Cronograma
- Cadastro de entidades: até 04/10/2023.
- Divulgação das entidades cadastradas: 06/10/2023
- Cadastramento dos Projetos: 07/10/2023 até dia 22/10/2023
- Avaliação da CAS: 24/10/2023 à 16/11/2023
- Envio dos resultados: 20/11/2023
- Prazo de recursos: 21/11/2023 até dia 24/11/2023
- Avaliação dos recursos pela CAS: 27/11/2023 à 11/12/2023
- Divulgação dos resultados finais: 13/12/2023
- Emissão dos Certificados de Captação: a partir de 15/12/2023
Esclarecimentos de dúvidas
- Presencialmente: Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Silva Jardim, 1660, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h
- Por telefone: (55) 3174-1526
- Por WhatsApp: (55) 99167-3341
- Por e-mail: proespsantamaria@gmail.com